• Entrevista: LILIAN






    Como foi a escolha do repertório para o show : A nova na bossa ?

    - Primeiramente eu agradeço o convite para a entrevista aqui no Divulga Música, em especial à Mariana, tão gentil e atenciosa desde o primeiro momento!

    Bom, voltando à pergunta, a decisão de cantar Bossa Nova teve muito a ver com a minha mudança de SC para o Rio de Janeiro em agosto de 2011 e a leitura do livro Eles e eu: memórias de Ronaldo Bôscoli, de Luiz Carlos Maciel e Ângela Chaves. O livro conta diversas histórias do nascimento da Bossa Nova, sem a preocupação de ser historiográfico, é íntimo, pessoal... Ao final do livro Bôscoli ressalta a importância da Bossa Nova na cultura do Brasil e como ela é respeitada no mundo todo e pergunta: “Há quantos shows de Bossa Nova você foi ultimamente?” A partir desta pergunta não tive dúvida do caminho que queria seguir neste meu show de estreia no Rio. E com a ajuda do produtor musical Nelsinho Freitas fui selecionando o repertório, não foi fácil, pois dentro da Bossa temos muitas possibilidades, mas o resultado ficou muito bonito!

    A maior realização até hoje?

    - Eu comecei a cantar com 11 anos de idade, tenho 27, já passei por muitas experiências inesquecíveis, ganhei diversos festivais de canto desde bem novinha, a primeira vez que ouvi uma música na minha voz tocando no rádio foi também inesquecível, mas um momento que me marcou muito foi em 2010 quando tive a oportunidade de abrir o show da cantora Gal Costa em Florianópolis. Ela sempre foi uma grande influência e além de cantar antes do show dela, eu pude assistir à passagem de som da Gal, vê-la cantando bem de pertinho, quase que em um show particular... Chorei muito neste dia. Foi marcante!

    Uma música que define você?

    - Sem dúvida a música “Bola de Meia bola de gude” do Milton Nascimento. Ela significa muito pra mim, funciona quase como um mantra pra acalmar e trazer felicidade:


    “Há um menino
    Há um moleque
    Morando sempre no meu coração
    Toda vez que o adulto balança
    Ele vem pra me dar à mão

    E me fala de coisas bonitas
    Que eu acredito
    Que não deixarão de existir
    Amizade, palavra, respeito
    Caráter, bondade alegria e amor
    Pois não posso
    Não devo
    Não quero
    Viver como toda essa gente
    Insiste em viver
    E não posso aceitar sossegado
    Qualquer sacanagem ser coisa normal”





    Uma música que gostaria de regravar, mas ainda não teve coragem?

    - Tenho 2 músicas que sempre pensei que talvez pudesse gravar, mas elas já estão tão bonitas por aí... Quem sabe... “Bola de meia bola de gude” do Milton Nascimento e “menina amanhã de manhã” do Tom Zé.

    Quando criança acostumava a ouvir quais artistas?


    - Eu nasci no meio do mato, na zona rural de Lauro Muller, pequena cidade ao sul de SC. Sou filha de agricultores, só com 10 anos fui morar na cidade... Fora a TV e a Xuxa que eu era muito fã e imitava em frente à televisão desde 1 aninho de idade, eu ouvia o que tocava no rádio, em especial muita canção de raiz sertaneja, moda de viola mesmo... Quando adolescente tive a fase de ser fã dos artistas pop da época... Com 13 pra 14 anos eu já cantava em uma espécie de banda baile então tocávamos todo tipo de repertório, era muito variado, meu encontro com a MPB foi a partir dos 15 anos, mais forte quando fui morar em Florianópolis.

    Influências?


    - Acho que várias pessoas que passaram pela minha vida, parceiros musicais, colegas, lugares onde me apresentei, tudo isto influenciou na minha formação. Mas, como cantores: Gal Costa, Maria Bethânia, Elis, Carmem Miranda (adoro a Carmem, sou fascinada por ela!), Marisa Monte e mais uma penca... rs.É difícil falar sobre as influências, porque as vezes determinado artista que nada tem a ver com meu estilo musical, é uma influencia na forma como trata o público, como interage no show, como seleciona repertório...e etc.


    O que faz nas horas vagas, quando não está cantando?

    - Nas horas vagas eu adoro cozinhar, me exercitar, corrida, caminhada, ioga... Fora isso a dança, já fiz dança do ventre, dança de salão, zouk... Dançar é uma paixão pra mim! Gosto de fazer aula, sair pra dançar ou simplesmente assistir. Mas, ultimamente to bem caseirinha, um filminho em casa já é um ótimo programa!

    Já gravou seu primeiro CD?

    - Não, gravei apenas CDs promocionais para divulgação, mas em breve teremos novidades sobre o primeiro CD. Espero lançá-lo até o primeiro semestre de 2013.

    Um medo?

    - De mar. Não sei nadar e fico desesperada com as ondas... rs

    Um sonho?

    - Cantar até ficar bem velhinha. Viram a Bibi Ferreira estreando novo show aos 90 anos? Quero ser assim!

    Uma frase?

    - “Cantar é mover o dom...” Djavan




    Site oficial: www.lilianoficial.com.br
    Fã site:http://portallilian.blogspot.com.br/
    twitter : @_LilianOficial
    Fotos:Gaia Petrelli


    Muito obrigado LILIAN pelo carinho e atenção :)


    0 comentários:

    Postar um comentário